domingo, 2 de maio de 2010

Estrutura do Vírus

Veremos agora as estruturas de um vírus bacteriófago e de um vírus HIV, respecitivamente, com suas principais partes.













Estrutura de um vírus bacteriófago.






















Estrutura de um vírus HIV.



Reprodução do Vírus (Bacteriófago)

Vírus bateriófago ou “fagos” ataca uma bactéria onde se reproduzirá. O vírus fixa-se à parede celular da bactéria e injeta seu material genético através da cauda, onde então se misturará ao do organismo, podendo seguir dois ciclos:




  • Ciclo lisogênico: o DNA viral incorpora-se ao DNA bacteriano e não interfere.

  • Ciclo lítico: o DNA viral passa a comandar o metabolismo bacteriano e a formar vários DNAs virais e cápsulas protéicas que se organizam formando vários vírus novos, ocorrendo então a lise celular e a liberação dos novos vírus.






















Representação do ciclo lítico de um vírus bacteriófago.



O Vírus HIV

O vírus HIV, cuja imagem já foi postada acima, é um dos vírus mais conhecidos mundialmente e que causa muitos problemas. Ele pode ficar “invisível” no corpo humano até por 10 anos. Tudo depende do estado de saúde da pessoa infectada para apresentar os sintomas do vírus.
Ele age no interior das células do sistema imunológico, responsável pela defesa do corpo. Depois de entrar na célula, o HIV começa a agir e a se integrar ao código genético da célula infectada. As células mais atingidas pelo vírus são as chamadas CD4, que são usadas pelo HIV para gerar cópias de si mesmo.
Cada vez que esta célula, quando infectada, se divide, ela produz uma cópia de seu código genético e, ao mesmo tempo, uma cópia do código genético do vírus. Infectadas pelo vírus, as células do sistema imunológico começam a funcionar com menos eficiência até que, com o tempo, a habilidade do organismo em combater doenças comuns diminui, ficando sujeito ao aparecimento de doenças oportunistas.
Os medicamentos usados para combater a doença, na verdade não combatem, eles combatem a reprodução do vírus no organismo.
Os sintomas mais observados em uma pessoa aidética são: fraqueza, febre, emagrecimento e diarréia prolongada, com o vírus bloqueando a defesa do nosso organismo, doenças oportunistas atacam o nosso organismo conseqüentemente levando a morte.
No começo, quando infectado, o vírus é quase aniquilado pelo sistema imunológico do nosso corpo, mas então ele fica em estado de "dormência", onde fica instalado no DNA da célula parasitada. Com o tempo, através de sua reprodução, se espalha pelo resto do corpo através de novas células. Assim, o número de vírus vai aumentando e o número de células ainda ativas vai diminuindo, o que caracteriza o domínio do vírus sobre o sistema imunológico em casos mais avançados da doença.





postado por Willian, Pedro e Rômulo


Um comentário: